Projeto que cria a “Semana de Valorização da Família” vai a Plenário nesta segunda

14/12/2015 11:11

Na próxima segunda-feira (14) será discutido em plenário Projeto de Lei de autoria dos vereadores, Samuel Pereira (PR), do presidente Luiz Humberto Dutra (PMDB) e Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS), com a finalidade de instituir a “Semana de Valorização da Família”, na Rede Municipal de Ensino e demais Órgãos Públicos. O evento deverá ocorrer anualmente na primeira semana do mês de maio, antes do dia das mães. Samuel esclarece que a finalidade do projeto é o fortalecimento da instituição família, que precisa ser valorizada e que devido a sua importância há a necessidade da busca de formas para ajudar a melhorar as relações familiares, afinal esta constitui a base da nossa sociedade. O vereador se diz preocupado com relação às mudanças extremamente significativas pelas quais a família e a sociedade passam, onde os valores nem sempre são cultuados como deveriam, e ressalta a importância do projeto “a matéria é sem dúvida objeto de grande relevância e interesse social, pois permite uma melhor busca pela reflexão sobre a realidade da família atualmente, envolvendo toda a sociedade a um entendimento conceitual de família”. De acordo com os autores integrantes da Mesa Diretora, ao inserir este tema como discussão e ao indicarem ações voltadas para o fortalecimento das relações familiares, que é o foco desta proposição, estarão de forma preventiva ajudando inibir a violência, uma vez que estudos comprovam que a desestruturação familiar colabora exponencialmente para o aumento da criminalidade.Salientam ainda que é uma oportunidade de facilitar o diálogo nas famílias sobre assuntos importantes para a vida de crianças e adolescentes, contribuindo para clarificar o papel e a função de cada integrante da família, como também direitos e deveres. Samuel conclui dizendo que a proposição em questão  objetiva valorizar o tempo de convívio em família e mostrar que o desafio está na qualidade do encontro entre pais e filhos e o resgate do diálogo entre eles, pois a família está perdendo sua unidade e isto acarreta a dissolução dos costumes, a decadência da família e conseqüentemente a decadência da sociedade.

Jorn. Diva Luce Magalhães

(11/12/2015)