O câncer de mama vem deixando de ser exclusividade das mulheres, pois a doença está sendo cada vez mais diagnosticada em cadelas e gatas. Preocupada com a prevenção desse problema nesses animais, a vereadora Denise da Supra (PR) apresentou projeto na Casa que objetiva incluir o ‘Outubro Rosa Pet’ no Calendário Popular Municipal. A proposta, aprovada, hoje (18), na Câmara, tem o intuito de divulgar a Campanha de Combate ao Câncer de Mama Pet, alertando os tutores sobre a doença.

Segundo Denise, o índice de neoplasia mamária de caráter maligno, atualmente, chega a 60% em cadelas e 80% em gatas. “A prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo a melhor estratégia para combatê-la, pois desta forma evitamos a metástase, que afeta principalmente os pulmões, as demais mamas ou mesmo outros órgãos e tecidos da fêmea”, explicou.

De acordo com especialistas, outra forma de prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas é a castração. “Médicos veterinários afirmam que o procedimento feito até o primeiro ano de vida diminui a chance de elas desenvolverem tumores nas mamas.”

Com a sansão do prefeito Paulo Piau, a proposta será realizada anualmente no mês de outubro, coincidindo com o movimento internacional ‘Outubro Rosa’.  

 

Reuniões – Projeto, que altera a data das reuniões do mês de junho, foi aprovado no plenário nesta tarde. Com isso, as sessões do sexto mês do ano acontecerão nos dias 5, 6, 7, 8, 18, 19,20 e 21.

 

PL 08/2018 – Durante a sessão desta quarta-feira, foi sobrestado projeto que dispõe sobre a proibição de exposição artística ou cultural em espaço público com teor pornográfico, que inclui pedofilia e zoofilia, apologia a ideologia de gênero e também uso de drogas e discriminação religiosa no âmbito de Uberaba. Samuel justificou sua decisão destacando que a matéria receberá algumas alterações para retornar ao plenário.  

 

PL 48/2018 – Proposta que pretende evitar abusos relacionados ao tempo de espera em atendimentos realizados por gerentes em agências bancárias, de autoria do vereador Cleomar de Oliveira – Barbeirinho, recebeu pedido de vistas pelo vereador Samuel Pereira (PR), na sessão de hoje (18) na Câmara. O projeto altera a Lei Municipal nº 10.304/2007.

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU

18/04/2018

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020