Representantes da ABCZ vão a CMU falar sobre os projetos dos últimos três anos

30/10/2019 09:35

Compartilhar

Os trabalhos sociais e a possibilidade de a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ajudar em um mutirão de castração de cães na cidade, foram os principais temas abordados no Plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (30). O presidente ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e a esposa Iara Maria Marquez estiveram no Legislativo atendendo a um convite do vereador Almir Silva (PL).

Almir justificou as presenças, explicando que a atual administração da entidade, que é uma instituição mundial, está terminando um importante ciclo, nestes quase três anos de mandato. “Temos que nos orgulhar, pois a ABCZ leva o nome de Uberaba para o Brasil e o mundo”, afirmou o vereador.

Segundo Arnaldo Machado Borges, sua gestão termina no dia 31 de dezembro, sendo que durante os últimos três anos tiveram a oportunidade de desenvolver alguns projetos sociais, coordenados pela esposa Iara. Ele explicou, ainda, que durante uma assembléia realizada durante a Expozebu deste ano, ficou decidido que a nova diretoria vai assumir em 1º de janeiro e não mais em 1º de setembro, como ocorria anteriormente.

Entre os projetos desenvolvidos, mencionados pelo presidente da associação, ele destacou o “Zebu do Bem”, coordenado pela ABCZ Mulher, e o “ABZC Jovem”, que mira nos futuros administradores. Arnaldo destacou também a comemoração dos 80 anos do registro genealógico das raças zebuínas, e os 50 anos do programa de melhoramento das raças zebuínas, que procuram melhor produção de carne e leite, em parceria com a Embrapa.

O presidente lembrou que a ABCZ nasceu em 1919, completando 100 anos em 2019. Atualmente a instituição está presente em todos os estados da Federação, mais o Distrito Federal.

Na atual administração o Parque Fernando Costa foi aberto para a comunidade, com uma estrutura voltada para as crianças, uma academia ao ar livre em parceria com o laboratório Sabin e, mais recentemente, as bicicletas para adultos e crianças, em parceria com a Unimed. O local funciona 24 horas, com segurança, lanchonetes, restaurantes, e uma área bastante arborizada.  

 

Perfil social - De acordo com Iara Maria Marquez, este perfil social foi uma inovação dentro da ABC. “Nós começamos com o “Zebu do Bem”, um projeto voltado para atender a comunidade, começamos com atendimentos a moradores de rua, casas de acolhimento de crianças e idosos”, disse a coordenadora.

Além disso, conforme explicou Iara, continuam realizando eventos pontuais, como a festa junina, que atendeu mais de 20 instituições. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que beneficiou outras 12 instituições.

A entidade realiza, ainda eventos para as crianças da Casa de Proteção. Segundo Iara, geralmente é realizado no mês de setembro, mas este ano vão fazer no final de novembro, com um perfil diferente, de comemoração de Natal.

A coordenadora também falou sobre a ABCZ Mulher, criada nesta gestão, com um perfil diferente, mais focada nas áreas de tecnologia e conhecimento, nas trocas de experiências, valorizando as mulheres. “As mulheres estão presentes em todos os seguimentos, e no agro não é diferente”, afirmou Iara.  

Outro projeto é uma parceria com o Hospital de Amor de Barretos, que no mês de agosto envia a Uberaba a carreta para realizar atendimentos, principalmente para aquelas mulheres que moram na zona rural e enfrentam dificuldades para ter acesso a realização de exames.

Neste mês de outubro fizeram um trabalho de parceria com o Hospital Doutor Hélio Angotti, com 24 horas de cirurgias de reconstrução de mamas. A ABCZ conseguiu captar os recursos necessários através de parcerias, e bancou toda a hospedagem e alimentação dos 13 médicos que vieram de várias partes do Brasil. De acordo com a coordenadora, até o final do ano outras ações serão realizadas, inclusive a inauguração do Natal no Parque, no dia 12 de dezembro, a partir das 19 horas.

O vereador Alan Carlos da Silva (Patri) destacou a importância da parceria entre a ABCZ e a Fundagri/Fazu, no funcionamento do Hospital Veterinário, um dos poucos existentes no País. Respondendo a um questionamento do vereador Agnaldo Silva (PSD), o atual presidente da ABCZ disse que atualmente a entidade tem parcerias com associações internacionais, como na Bolívia, sendo que estão iniciando na América Central (Costa Rica, Guatemala e Panamá), além da Colômbia e Paraguai.

Arnaldo Machado Borges destacou as presenças de alunos de vários países estudando na Fazu, inclusive na parceria com a Uniube, que tem o curso de Veterinária. A faculdade já formou mais de 70 alunos bolivianos e atualmente são aproximadamente 50 estudando.

O presidente anunciou que o ministro da agricultura e pecuária da Índia vai vir a cidade, após várias visitas de autoridades do governo indiano. Segundo ele, está em andamento por parte daquele país, uma importação muito importante de material genético do Zebu leiteiro (gir e guzerá). “Há um reconhecimento do governo indiano pelo trabalho técnico desenvolvido pela ABCZ”, acrescentou o Arnaldo.  

Ainda conforme disse o presidente, hoje a entidade conta com mais de 22 mil associados e chama atenção o número de associados jovens que estão entrando na ABCZ.

 

Castração - A vereadora Denise da Supra (PL) aproveitou a presença dos representantes da associação para pedir ajuda. Como protetora dos animais, ela solicitou que presidente interceda e ajude no atendimento realizado aos bichos, especialmente os animais de rua.

Arnaldo sugeriu que Denise entre em contato com Eduardo Nogueira Borges e com o ex-vereador Marcelo Machado Borges “Borjão”, que deverão ser os responsáveis pela próxima administração da Fazu.

Iara Maria Marquez então contou que chegaram a cogitar a organização de um mutirão de castração nos bairros. Na ocasião o diretor da Fazu levou duas médicas veterinárias para conversar sobre o assunto, mas todos ficaram assustados com a possibilidade de terem de responder a algum processo, em virtude da possível morte de algum animal.

Segundo a coordenadora, a ABCZ forneceria todo o material necessário, como anestésico e linha, enquanto os profissionais entrariam com o trabalho.

Denise ficou muito feliz e emocionada com a possibilidade. Ela explicou a Iara que é possível sim respaldar juridicamente a associação, para não terem problemas jurídicos, como já acontece com as Ongs.

“O que falta é material e se tivermos, será uma inovação, o abandono de animais é uma situação gravíssima, de saúde pública, e a única solução é o controle de natalidade e a castração”, disse a vereadora. Iara convidou Denise para se reunirem e falarem sobre o assunto e ver o que poderá ser feito antes do término da atual administração.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
30/10/2019

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados