Ripposati comemora inclusão no Orçamento de unidades da Biblioteca Pública nos bairros

02/12/2013 00:00

Atendendo solicitação do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), o prefeito Paulo Piau incluirá no cronograma de 2013-2014 a viabilidade de implantar filiais da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães nos bairros Alfredo Freire, Ponte Alta, Peirópolis, Tutunas e Jardim Uberaba.
A proposta do parlamentar encontrou respaldo na Secretaria Municipal de Educação que também sustenta a necessidade de investir na projeção, implantação e dinamização do equipamento cultural nos bairros, com estrutura de atendimento ao público para consulta ao acervo de livros e periódicos. A ideia é garantir informação às pessoas de qualquer faixa etária, inclusive aquelas que apresentem baixa visão e dificuldade de locomoção.
O primeiro bairro beneficiado deverá ser o Alfredo Freire, já que pesquisa de opinião aplicada durante o evento Ação para o Bem sinalizou para a necessidade do equipamento cultural naquela região. A Prefeitura anuncia que também fará estudos de viabilidade para implantar unidades integradas da Biblioteca Municipal nos outros bairros reivindicados por Ripposati.
De acordo com o cronograma, a Biblioteca Pública será responsável por integrar as unidades nos bairros, promovendo o planejamento e o gerenciamento de dados, bem como a formação de profissionais e o relacionamento com o público.
O vereador Ripposati comemora a decisão do prefeito Paulo Piau e da Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Silvana Elias, que abraçaram sua proposta. O parlamentar ressalta a importância do projeto como forma de contribuir para democratizar a cultura e integrar as populações e lembra que Uberaba já ultrapassou 300 mil habitantes, fazendo-se necessário ampliar o acesso à população a outros espaços de estudo e cultura desta natureza. Ele lembra ainda que grande parte dos bairros está em áreas periféricas e distantes do centro da cidade onde se localiza a Biblioteca Municipal.
Cleide Mariano - Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati