Ripposati exige Estudo de Impacto na região de fábrica do Distrito Industrial I

25/08/2015 10:19

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) voltou a cobrar da prefeitura a realização de um Estudo de Impacto de Vizinhança (E.I.V.). O alvo é a região da fábrica da Duratex, que trabalha com a produção de aglomerados e MDF, e fica localizada no Distrito Industrial I.

Há dois anos o vereador já havia feito a mesma solicitação do Poder Executivo, sem que tivesse o pedido atendido. Ripposati se preocupa com o impacto provocado pelo barulho originário da fábrica. Segundo ele, é preciso identificar os problemas e as soluções com relação à poluição sonora.

O parlamentar esclarece que o barulho é decorrente de máquinas popularmente conhecidas como descascadoras e picadoras/trituradoras de madeira. O vereador lembra, ainda, que o barulho atinge parte dos bairros vizinhos a fábrica, como conjuntos Alfredo Freire I, II e III, Palmeiras, Dom Eduardo, Condomínio Villagio Dei Fiori, Recanto das Torres, Grande Horizonte, Serra do Sol, Serra Dourada e Jardim Uberaba.

Ripposati também defende a realização de um levantamento por amostragem nas residências atingidas nestes mesmos bairros em horários seqüenciados, ou seja, às 00 horas, 02 horas, 04 horas e 06 horas.

Ainda sobre o pedido do Estudo de Impacto, o representante do Legislativo justifica a solicitação, destacando a necessidade de examinar a atividade da empresa em relação às alterações negativas provenientes dos níveis de ruído. “Nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de uma política de proteção, conservação e melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou Ripposati.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU