Ripposati procura mais apoio para a agricultura familiar

02/09/2014 00:00

A melhoria da agricultura familiar é uma das preocupações do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), durante sua atuação como representante do Legislativo municipal. Recentemente ele esteve em Belo Horizonte, onde participou de algumas reuniões, uma delas com o secretário de Governo do Estado, o uberabense Márcio Eli Almeida Leandro.

Ripposati pediu o apoio do secretário, para quem encaminhou questões do Crédito Fundiário, da Associação Paz na Terra e da Associação Pró-Roça. O vereador lembrou que esta é uma constante luta que defende, no sentido de ajudar os produtores, para que possam realmente renegociar suas dívidas e avançar nas suas produções. Segundo ele, a agricultura familiar precisa de apoio, e esta é uma porta aberta para que possam produzir.

O parlamentar lembrou que o Crédito Fundiário é um grande programa, no qual não faltam recursos, porém as associações têm que estar organizadas com suas documentações para que possam ter acesso às linhas de crédito para investir. "Com isso eles estão exercitando os objetivos da agricultura familiar", afirmou.

Ripposati disse que também se reuniu com a equipe do Crédito Fundiário, engenheiros agrônomos e o setor jurídico do programa. Ele ressaltou que o governo federal sempre edita suas regras, as quais acabam prejudicando a organização. "Quando chega ao Banco do Brasil e o produtor acredita que vai fechar a negociação, mas o prazo se encerra", explicou.

Para o vereador, é preciso se desdobrar, pedindo ao Ministro da Reforma Agrária e a presidência do Banco do Brasil para ampliarem os prazos. "É uma luta constante, mas estamos juntos, sendo a voz e a porta para pedir apoio a estes produtores e organizações", finalizou.