Ripposati quer por fim à poluição causada pela Duratex

05/02/2014 00:00

Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) está pedindo providências ao secretário de Meio Ambiente, Vinícius José Rios Rodrigues, para por fim ao lançamento de partículas finas de madeira na atmosfera por parte da empresa Duratex, localizada no Distrito Industrial I. Ele protocolou ofício junto à pasta, anexando o material poluente coletado nas residências, pedindo vistoria técnica na empresa para verificar o sistema industrial que atualmente está causando poluição às comunidades vizinhas, entre elas, parte do Alfredo Freire I e III,e Beija Flor II.

Segundo Ari Luís de Paiva, que mora na avenida Breno Prata Decina, no Beija Flor II, o pó de madeira cai diariamente desde a última sexta-feira, causando irritação na garganta. Esses sintomas se agravam com o calor intenso e a baixa umidade do ar, afirma ele. Outra moradora da mesma avenida, Alice Gomes da Rocha, reclama da sujeira provocada pelo pó que se acumula no chão, sobre os móveis e também sobre os veículos. A mesma situação foi registrada pelo vereador no bairro Alfredo Freire I.

A partir da visita aos locais, Ripposati se reuniu com o secretário de Meio Ambiente e com o diretor do Departamento de Controle Ambiental, Olavo Silva, que se comprometeram a fazer a vistoria. De acordo com Vinícius Rodrigues, os técnicos vão avaliar todo o sistema ambiental da empresa para identificar o problema. Entre os itens a serem checados estão a comprovação de troca dos filtros e o laudo de emissão atmosférica.

O vereador Ripposati lembra que já houve problemas em anos anteriores com a emissão de partículas de madeira no ar por parte da Duratex (anteriormente Satipel), sendo a empresa multada pelo Ministério Público pela demora na adequação dos seus equipamentos. Ele solicitou ainda à Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) que verifique a poluição sonora provocada pela empresa, que ocorre com maior intensidade entre 0 hora e 6 horas da manhã, atingindo parte do Alfredo Freire I. Segundo o tucano, recentemente há ocorrência de um novo ruído que vibra e é contínuo.