Samir pede prioridade para vereadores em reuniões de requerimentos

03/04/2013 00:00

Compartilhar

Samir pede prioridade para vereadores em reuniões de requerimentos 
Se depender do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Samir Cecílio (PR), sessões ordinárias dedicadas à apresentação e votação de requerimentos e indicações serão prioritariamente dedicadas a este assunto. Na avaliação do vereador, as participações em Tribuna Livre devem ser realizadas apenas se restar tempo para tal. Para isso, apresentará a proposta de mudança no protocolo da Casa ao presidente do Legislativo, vereador Elmar Goulart (PSL). 
Conforme explicou Samir, em que pese o requerimento ser o principal instrumento de trabalho do parlamentar, este está ficando em segundo plano quando há convidados para tratar sobre assuntos específicos durante a reunião plenária. "Se não for possível que a sessão seja exclusiva para leitura de nossas demandas, que ao menos 90% do tempo seja. Comecemos com os requerimentos e que, ao final, sejam feitas as participações", defendeu, acrescentando que as petições são resultado de trabalho junto à comunidade. 
Na ocasião, vereador Afrânio Cardoso (PP) sugeriu a criação de uma comissão que seja responsável pelo acompanhamento dos trâmites e retorno dessas demandas ao Legislativo. Segundo Samir, é preciso que os parlamentares recebam a resposta desses encaminhamentos até mesmo para dar uma posição à comunidade, que é representada pelo vereador.
Ao concordar com os colegas, vereador Kaká Se Liga (PSL) acrescentou que os documentos vão, primeiramente, para a Secretaria de Governo, para, depois, seguir para a pasta competente. "Temos que criar um sistema para que esses ofícios cheguem direto à secretaria responsável. Esse procedimento da forma que acontece hoje leva dias para que as solicitações sejam apreciadas", argumentou o socialista, destacando que a população é a mais prejudicada com este processo.
Ainda no sentido de agilizar e facilitar os trâmites, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) citou que protocolou, há tempos, proposta de implantação de requerimento eletrônico, que também vem ao encontro da preservação do meio ambiente ao economizar tinta e papel.
Devido ao adiantar da hora e a existência de oito vereadores ainda inscritos para apresentação de suas reivindicações, vereador Samuel Pereira (PR) propôs que os requerimentos restantes sejam lidos amanhã, antes da apreciação dos projetos de lei contidos em pauta, obtendo a concordância dos parlamentares.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados