Samuel e Itamar buscam recursos junto ao governo do Estado

25/04/2012 00:00

Samuel e Itamar buscam recursos junto ao governo do Estado
Com o atendimento da demanda dos parlamentares, Hospital do Pênfigo, Conselho Tutelar, Liga Uberabense de Futebol, dentre outras instituições do município deverão ser contemplados
Vereadores Samuel Pereira (PR) e Itamar Ribeiro (DEM) estiveram, recentemente, em Belo Horizonte, em busca de recursos para o Hospital do Pênfigo e Lar da Caridade, bem como para o Conselho Tutelar de Uberaba. Os parlamentares participaram de audiências, junto ao deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB), nas secretarias de Estado de Políticas e Ações de Saúde e de Desenvolvimento Social (SEDESE).
Ao subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Mauricio Rodrigues Botelho, os edis relataram as dificuldades financeiras e de recursos humanos enfrentadas pelo Hospital do Pênfigo, que há mais de 50 anos atende portadores de doença dermatológica pênfigo-foliáceo, popularmente chamada "fogo selvagem". "A instituição carece, urgentemente, de recursos para compor quadro de pessoal, pagamento de fornecedores e aquisição de medicamentos e materiais básicos. Levamos a demanda da instituição ao Mauricio e ele se comprometeu, junto com o deputado, em ajustar esse recurso com o governo do Estado e encaminhar o mais rápido possível para o hospital", esclareceu Samuel.
Já na audiência da SEDESE, os vereadores e deputado solicitaram apoio do secretário Cássio Antônio Ferreira Soares para aquisição de veículos com a finalidade de atender as demandas do órgão no município. "O Conselho Tutelar conta com 10 conselheiros na ativa e estes precisam de suporte para desenvolver um bom trabalho junto a crianças e adolescentes", defendeu o republicano, acrescentando que o gestor comprometeu-se a analisar o pedido dos parlamentares ao reconhecer que o trabalho de um conselheiro é árduo e passivo. Os vereadores aproveitaram o ensejo para também requerer o engajamento da pasta na disponibilização de recursos para o Hospital do Pênfigo. Soares sinalizou positivamente na busca de alternativas para atender à entidade, que é única no Brasil.
Ainda na capital mineira, vereador Itamar aproveitou para cobrar celeridade no envio de verba, já aprovada, para a Liga Uberabense de Futebol. "Incentivar o esporte no seio da comunidade é uma forma de cuidar da saúde dessas pessoas e combater as manifestações de violência, principalmente as drogas", explicou. O democrata disse estar satisfeito com o sinal verde recebido dos gestores nas secretarias visitadas, no que tange ao atendimento dos pleitos. "Estamos otimistas. Acredito que fomos contemplados nesse primeiro momento".
Utilidade Pública - Ainda em BH, os vereadores, acompanhados do deputado Lerin, reuniram-se com integrantes técnicos da Comissão de Assistência Social da Assembléia Legislativa, para tratar sobre a burocracia com que lidam instituições e associações filantrópicas sem fins lucrativos, em Uberaba, no momento de adquirir Utilidade Pública Estadual. "As entidades, que têm enfrentado momentos difíceis, necessitam deste benefício para celebrarem convênios junto ao governo estadual", salientou Samuel. O deputado comprometeu-se em entrar em contato com as instituições que tiverem interesse em obter a declaração de utilidade pública a fim de ajudá-las a buscar recursos legais a fim de que sejam contempladas.