Samuel pede melhorias na iluminação pública ao Executivo

05/05/2015 00:00

Atendendo a uma reivindicação do Instituto Federal de Floresta de Uberaba (IEF), o primeiro secretário da Mesa Diretora, Samuel Pereira (PR), apresentou, em Plenário, indicação de sua autoria que será enviada ao prefeito Paulo Piau.
No documento, o vereador solicita ao Chefe do Executivo determinar ao setor competente a efetuar melhorias na iluminação pública da Avenida Pedro Lucas, no trecho compreendido entre os nºs 450 e 1000, no Bairro Fabrício/Jardim Espírito Santo.
Segundo Samuel, esse é um pleito do Instituto Federal de Floresta de Uberaba, moradores e transeuntes. "Naquele local a iluminação está precária e pode favorecer a ocorrências de assaltos". O parlamentar explicou ainda que a área, no estado em que se encontra, serve para abrigar usuários de drogas. "Os moradores da região estão com medo de sair de casa, especialmente aqueles que estudam e trabalham no período noturno", justificou.
Iluminação - De acordo com o trabalho "A relação Iluminação Pública e Criminalidade", realizado em janeiro de 2013, a iluminação pública assume papel fundamental na qualidade de vida e segurança para as cidades, em virtude do crescimento da urbanização e dos problemas gerados por esse crescimento. Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, ela previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer. "A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio, e o lazer noturno, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população", segundo o estudo.
O trabalho cita ainda que a relação entre iluminação e segurança pode ser confirmada com base nas estatísticas policiais da capital paulista. O Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) determinou os horários de maior incidência de cada tipo de crime. Na maioria dos casos, os problemas estão associados com a falta de iluminação.
"Em 1974, na Inglaterra, durante a crise do petróleo, quando a iluminação pública foi reduzida em 50% em algumas áreas urbanas, as estatísticas apontaram aumento de 100% nos indicadores de furtos e de 50% nos índices de criminalidade.”
Dep. Comunicação
Karla Ramos