A Secretaria Municipal de Saúde acatou a sugestão do presidente Luiz Dutra (PMDB) e vai instalar um posto provisório de vacinação contra a febre amarela no Paço Municipal. O vereador havia encaminhado requerimentos ao secretário Iraci José de Souza Neto e ao diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, que esteve no Plenário da Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira (14).

Robert explicou que esta semana a vacina está sendo disponibilizada no Centro Administrativo na segunda, terça e quarta-feira, no período das 8 às 16 horas, sem intervalo de almoço. Além dos servidores municipais, a população também está sendo atendida de modo geral.

Na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de março, o atendimento vai acontecer na sede do Legislativo, na praça Rui Barbosa, também no horário das 8 às 16 horas. “É um lugar público, onde nós vamos oferecer a vacina, e vai estar disponível para toda a população”, afirmou o diretor, garantindo que o atendimento vai estar de acordo com as mesmas regras aplicadas nas unidades.

Ainda segundo Boaventura, nas unidades o atendimento para aplicar a vacina foi ampliado, pois receberam um lote maior, e esta semana está sendo realizada de segunda a sexta-feira. O diretor também explicou o motivo pelo qual a vacina estava sendo aplicada apenas nas terças e quintas. De acordo com ele, a vacina só pode ser utilizada até seis horas após o preparo, e para não haver desperdício, com perda de material, haviam padronizado os atendimentos em apenas dois dias.

O diretor lembrou que a primeira dose da vacina pode ser tomada com seis meses de idade, seguido de um reforço com nove meses e depois com quatro anos de idade. De cinco a 60 anos, a pessoa deve tomar a primeira dose e o reforço após dez anos. Já acima dos 60 anos, se não tomou nenhuma dose, a pessoa deve levar um atestado médico, o qual deve avaliar o risco e a necessidade de se aplicar a vacina.

O presidente Dutra afirmou que a Câmara vai proporcionar todo o apoio logístico necessário para os atendimentos realizados pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU

14/03/2017

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020