Semana de Valores Humanos sensibiliza profissionais da Educação

02/08/2010 00:00

Semana de Valores Humanos sensibiliza profissionais da Educação

A II Semana do Bebê, II Congresso Brasileiro da Primeira Infância e II Semana de Vivência em Valores Humanos de Uberaba, que compreenderá de 17 a 23 de outubro de 2010, é incansável na conquista de parceiros. O evento é promoção da Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Instituto de Vivência em Valores Humanos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade de Uberaba.
Dia 20 de julho, idealizador do evento, presidente da Câmara Lourival dos Santos, acompanhado da coordenadora de gestão e comunicação, jornalista Evacira de Coraspe, reuniu-se com a diretora da Superintendência Estadual de Ensino, Vânia Célia Ferreira, para apresentar proposta do Congresso. Lourival expôs a importância da prática de Valores Humanos nas escolas. Evacira, responsável pela elaboração do projeto, falou sobre as metodologias, objetivos e público alvo do Congresso, com ênfase nos estabelecimentos de ensino.  Vânia parabenizou os coordenadores e aderiu à iniciativa.
Em encontro posterior, realizado para tratar de estratégias que serão adotadas pela Superintendência como parceira do projeto, além de Vânia Célia e Lourival, participaram a diretora educacional, Maristela Timóteo, advogado André Coli, educadora do Instituto, Leandra Coli, e jornalista Lívia Zanolini. André redigiu e apresentou regulamento do Concurso de Valores Humanos e o edital da semana à diretoria da instituição, aberto a sugestões ou modificações.
A participação foi efetiva, somando boas idéias. Uma delas, foi a recomendação de Maristela para modificar o edital quanto à participação dos alunos do concurso por meio de dissertações, redações e desenhos sobre o tema “Necessidade de Vivenciar Valores Humanos”. Para ela, a tecnologia deveria ser utilizada por ser tão presente no cotidiano de crianças e adolescentes. “É mais fácil expressar valores humanos através da arte do que no papel. Eles podem produzir vídeos”.
Além do envolvimento dos estudantes, presidente quer a participação dos professores e demais funcionários. Por isso, nas escolas, serão colocadas urnas para que os colaboradores votem, entre si, para escolher o colega que mais vivencia valores humanos no dia-a-dia. O eleito será premiado. “Sempre votamos no funcionário que mais produz. Mas nunca se viu ninguém eleger o mais bondoso, generoso, correto, amoroso. Precisamos promover isto”.
Vânia sugeriu outro encontro com a presença de todas as diretoras das escolas estaduais para definir a participação dessas instituições de ensino. Além disso, definiu-se que, em agosto, a diretoria da superintendência e Leandra se reunirão com a Secretaria Municipal de Educação para promover ações que envolvam também todas as escolas municipais na Semana de Valores Humanos. Jorn. Lívia Zanolini