Severino incentiva ex-fumantes com homenagem

17/02/2011 00:00

Severino incentiva ex-fumantes com homenagem

Para o parlamentar o esforço em deixar o vício deve ser reconhecido. A entrega dos Diplomas será no Dia Nacional de Combate ao fumo.

Cerca de setenta pessoas serão homenageadas pela Câmara Municipal de Uberaba, anualmente, por terem conseguido parar de fumar. A homenagem especial aos ex-fumantes foi instituída através da Resolução 2.794, e será concedida aos cidadãos que comprovarem a condição de ex-fumante por tempo mínimo de 12 meses. A comprovação será o próprio depoimento pessoal.
A iniciativa de homenagear as pessoas que conseguiram vencer o vício é do vereador Jose Severino Rosa (PT). Segundo ele é preciso que essas pessoas que venceram o vício consigam contaminar seus colegas de trabalho, familiares e amigos no sentido de que mais pessoas abandonem o tabaco. Ele aproveitou para lembrar que, hoje, no Brasil e no mundo, o tabagismo é uma das principais causas de mortalidade precoce por doenças isquêmicas do coração, doença cerebrovascular e doença pulmonar obstrutiva crônica. “Todos precisam saber que, a cada hora, no Brasil, mais de vinte pessoas morrem devido a alguma doença provocada”.
“Pela sua perseverança e forca de vontade em abandonar o cigarro, as pessoas merecem ser reconhecidas, e suas histórias de vida divulgadas e que sirvam de exemplo para mais pessoas aderirem a este projeto em prol de si mesmas”, completou Severino.
Os cidadãos homenageados serão indicados pelos vereadores mediante cadastro em seu gabinete. A entrega dos diplomas será realizada em reunião solene na Câmara Municipal dia 29 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo.