Sistema anti-apagão é novamente cobrado pelo vice-presidente da CMU

28/04/2015 00:00

Vereador Afrânio defende sistema para impedir apagão nos semáforos da cidade
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS), volta a cobrar do Poder Executivo a implantação de um sistema anti-apagão no município. O parlamentar apresentou a proposta no início de 2013, a princípio como Projeto de Lei (nº 091/2013), mas como foi considerado vício de iniciativa, ele acabou transformando o pedido em requerimento.
Afrânio justificou a solicitação, lembrando que constantemente a cidade sofre com falta de energia elétrica, seja em razão das chuvas ou mesmo devido à falta de manutenção do sistema, ou até mesmo por causa de problemas técnicos de fiações interligadas aos semáforos e falhas internas dos equipamentos. O vereador alerta que estes problemas fazem com que os semáforos sejam desligados, provocando problemas no trânsito, inclusive riscos de acidentes.
Para Afrânio, a situação pode ficar ainda mais complicada após a instalação do Sistema BRT, principalmente na avenida Leopoldino de Oliveira, onde foi instalado um corredor exclusivo para ônibus. "Caso aconteça um apagão na Leopoldino, será um verdadeiro caos", afirmou o parlamentar.
Ainda segundo o vereador, a própria lei determina que parte das multas arrecadadas pelo poder público devem ser revertidas ao trânsito. Sendo assim, ele pede que uma parcela deste dinheiro seja utilizado na implantação do sistema anti-apagão na cidade. A sugestão é de adotar, gradativamente, um sistema de baterias de emergência, no-breaks ou outra tecnologia semelhante. "O importante é acabar de vez com o risco de apagões nos semáforos e, ao mesmo tempo, reduzir o risco a segurança no trânsito", finalizou Afrânio.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU