TV Câmara fecha parceria com Secretaria da Saúde

05/02/2010 00:00

TV Câmara fecha parceria com Secretária da Saúde

Iniciativa do Vereador Godoy tem como objetivo a informação como instrumento para redução das filas

Uma reunião na manhã de ontem entre o vereador Carlos Alberto de Godoy (PTB), o secretário de Saúde Valdemar Hial, o secretário de Comunicação Social da Câmara, Denis Silva, além de técnicos e diretores da Secretaria Municipal de Saúde marcou o início de uma parceria que visa à divulgação de campanhas educativas e esclarecimentos sobre o sistema de saúde pública em Uberaba.  A iniciativa do vereador se deu em função da necessidade de esclarecimentos para a população do trabalho da Vigilância Sanitária. Essa demanda acabou gerando outra necessidade, a do esclarecimento de como funciona o sistema de saúde do município.   Segundo Godoy, muitas vezes o usuário do sistema, não sabe qual o primeiro caminho a tomar em caso de alguma enfermidade e o resultado é a lotação nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA’s.  “Muitos dos problemas primários de saúde podem ser resolvidos na Unidade próxima as casas das pessoas, mas por desinformação o paciente que as vezes está com uma simples dor de cabeça fica horas aguardando nas UPA’s na mesma condição de um acidentado e isso causa problemas em todo o sistema” comentou Godoy.
Documentários - O secretário Valdemar Hial confirmou que 80% da demanda está na atenção básica e que parceria proposta pelo vereador veio em boa hora. “È muito importante esse trabalho que vocês podem fazer para nos auxiliar e a Secretaria está de portas abertas”, declarou.  Em outra ponta a TV Câmara também vai divulgar vídeos do Ministério da Saúde em suas várias campanhas. Ontem mesmo entrou no ar o vídeo da campanha contra a Dengue. No caso da divulgação do trabalho da Vigilância Sanitária e do sistema de saúde, dois mini documentários jornalísticos serão produzidos pela equipe da TV Câmara. Esse material além de ser exibido no programa, será exibido também nas salas de espera das Unidades de Saúde. “Dessa forma, através da simples informação, acredito que podemos auxiliar de maneira prática e direta na questão da saúde em nossa cidade”, finalizou Godoy.