Uberaba contará com “Campanha Janeiro Dourado” no Calendário Popular

13/12/2017 14:30

Uberaba contará com mais uma campanha de conscientização na área da Saúde. A Câmara Municipal aprovou, na sessão de hoje (13), projeto que institui a "Campanha Janeiro Dourado", em Uberaba, de autoria do vereador Alan Carlos da Silva (PEN).

Alan explicou que o objetivo da campanha é de, por meio de amplas ações de conscientização, alertar para a necessidade da avaliação e orientação médica e multiprofissional adequada, antes, durante e depois da prática esportiva, seja ela profissional, amadora ou para fins de lazer. A atividade física tem sido cada vez mais divulgada e estimulada na sociedade, devido principalmente aos benefícios físicos, sociais e psicológicos que o esporte proporciona ao seu praticante. Contudo, a prática esportiva, seja ela de alto rendimento ou recreacional, pode acarretar uma série de patologias, de diferentes morbidades, principalmente quando realizada sem o devido acompanhamento médico e multiprofissional necessário em qualquer exercício físico. São vários os relatos de esportistas vítimas de lesões ortopédicas graves ou até mesmo morte súbita, quadros potencialmente preveníveis através de adequada avaliação profissional”, disse.

De acordo com o vereador, o mês de janeiro foi escolhido por ser o primeiro mês do ano, início da temporada dos atletas e também quando a maioria das pessoas promete mudar o estilo de vida, através de hábitos mais saudáveis. “O termo dourado refere-se à medalha de ouro, ao primeiro lugar, tanto em relação à conquista do pódio pelos atletas quanto aos benefícios que a atividade física proporciona aos seus praticantes.”

Através desta campanha, acrescenta Alan, o mês de janeiro será voltado para ações interdisciplinares de conscientização e esclarecimento à população (que realiza ou não atividade física) quanto à avaliação multiprofissional de atenção à saúde do esportista.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU