Uberaba participa de etapa estadual do Parlamento Jovem

30/10/2014 00:00

Termina amanhã, em Belo Horizonte (MG), a etapa estadual do Parlamento Jovem (PJ), que conta com a participação de 113 alunos de 27 municípios mineiros. O projeto que é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas, existe desde 2004, onde nele um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades todos os anos.

O vereador Franco Cartafina (PRB), que teve a iniciativa de incluir Uberaba no PJ, viaja amanhã para participar do encerramento das atividades que se iniciaram na quarta-feira (29). Nesta sexta-feira será aprovado o Documento do Parlamento Jovem de Minas, que é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, para apreciação, emissão de parecer e devido encaminhamento. "O projeto tem o objetivo de estimular a formação política e cidadã dos jovens ao proporcionar acesso e participação no Legislativo. O Parlamento é uma oportunidade para eles conhecerem um pouco mais sobre política e também nossa cidade", disse Franco.

As seis primeiras edições do Parlamento foram restritas à Capital, com exceção de 2006, quando o projeto chegou também a Arcos e Pains. Em 2010, a iniciativa foi estadualizada e ganhou a parceria de outras câmaras municipais mineiras.

Segundo Rochelle Bazaga, coordenadora do Parlamento Jovem em Uberaba, as câmaras são as responsáveis pela mobilização dos estudantes no município e as atividades realizadas nesta etapa estão correspondendo às expectativas dos alunos uberabenses. Para a coordenadora, que se encontra em BH, o processo de regionalização do projeto e a oportunidade dada aos alunos participantes de escolherem a temática, que será trabalhada no próximo ano, são muito positivos. "A forma escolhida para definição do tema é uma novidade este ano, já que em anos anteriores eles eram definidos pela coordenação do projeto e pelas câmaras municipais participantes. Três temáticas já foram apresentadas nesta etapa e agora serão avaliadas e votadas pelos alunos presentes no encontro, são elas: Recursos Hídricos; Violência contra a criança e adolescente; e Segurança Pública e Direitos Humanos", explicou. O tema de 2014 foi "Envelhecimento e qualidade de vida".

Estão participando da etapa estadual, em BH, os alunos Jhayce Mariano de Sousa, da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco; Oscar da Silva Rodrigues, da Escola Estadual Minas Gerais; Júlio César Pereira, do Colégio Marista Diocesano; e Giovanna Talarico, do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.