Uberaba perde Eurípedes Craide aos 84 anos

28/07/2014 00:00

"Quando nada mais existir, ainda restará minha história". Foi com essa frase que o filho de Eurípedes Craide, Wilson Marega Craide, iniciou seu depoimento, bastante emocionado, sobre o pai, que faleceu na madrugada dessa segunda-feira (28) devido a uma parada cardíaca. Natural de Conquista (MG), Eurípedes, de 84 anos, estava internado há quase um mês no Hospital São Marcos em Uberaba e há algum tempo vinha apresentando uma saúde frágil. Craide sofria de problemas renais e fazia hemodiálise há quatro anos.

Vereador em Uberaba no período de 1954 a 1966 [em 1962, foi o vereador mais votado da cidade, com mais de 1.900 votos], também foi deputado estadual de Minas Gerais por seis legislaturas consecutivas, de 1967 a 1991. Entre as conquistas do ex-deputado para a cidade estão o Conservatório Renato Frateschi, a implantação de escolas estaduais com primeiro e segundo graus no município, a elevação de Ponte Alta a distrito de Uberaba, o asfalto até Delta, a ligação entre Uberaba e Chuá, Veríssimo e Campo Florido, pela BR-262, entre outras.

Filho de lavradores, Eurípedes precisou trabalhar desde cedo para ajudar em casa. Trabalhou como engraxate e cobrador de ônibus [nas antigas jardineiras], mas nunca abandonou os estudos e conseguiu se formar em direito.

Wilson e familiares receberam o carinho de vários amigos, eleitores e autoridades, como o prefeito Paulo Piau e seu vice Almir Silva, ex-prefeitos Anderson Adauto e Silvério Cartafina, deputado federal Marcos Montes, vereadores municipais e dos ex-vereadores Hilton Del Duque e Terezinha Cartafina, nesta segunda-feira (28) na Câmara. "Meu pai conseguiu construir uma história bonita nas políticas uberabense e mineira. Dos seus 36 anos de mandato político, me lembro bem dos momentos em que ele se levantava às 5 horas da manhã, para fazer anotações em sua caderneta referentes aos recursos utilizados por ele na distribuição de bolsas de estudo daquela época. Isso me marcou muito", disse Wilson, que atualmente é prefeito em Piumhi (MG).

Com a verba de deputado, Eurípedes deu bolsas de estudo, cadeiras de rodas e carteiras para as escolas. Segundo Wilson, muitas pessoas procuravam por Craide na esperança de conseguir uma dessas bolsas. "Hoje, aqui na Câmara, um cidadão me confidenciou: eu consegui estudar, porque seu pai me ajudou. Tenho muito orgulho de meu pai, pois era uma pessoa solidária, caridosa, que se preocupava com o próximo. E agradeço por ter nos deixado esse legado tão importante", disse, acrescentando que Craide, mesmo depois de sair da política, ainda procurava sempre ajudar as pessoas.

Entre as funções exercidas pelo ex-deputado estão a de secretário de Estado da Administração, diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social no Triângulo Mineiro e outras.

Eurípedes Craide foi velado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Uberaba até às 16h30, quando seu corpo seguiu no caminhão do Corpo de Bombeiros para o Cemitério São João Batista onde foi sepultado. Várias coroas de flores chegaram ao Salão da Casa enviadas por autoridades, entre elas o vereador Marcelo Machado Borges - Borjão, Antônio dos Reis Gonçalves – Lerin, Adelmo Carneiro Leão, Dinis Pinheiro (representando a Assembleia Legislativa); também prefeituras de Uberaba e Piumhi, Câmara Municipal de Uberaba; instituições, como OAB, Uniube, IPLEMG - Instituto Prev. do Legislativo de MG, FIEMG; empresas como Fisiocor e Esquema Imóveis; família e amigos (José Humberto Misson e família, e pela família Castro Pires).

Craide foi casado com Zenith Marega Craide, com quem teve três filhos, Wilson Marega Craide, Ricardo Marega Craide (engenheiro civil) e Rosana Helena Craide (médica).