Vereador Agnaldo Silva pede que Estado revejaposição de Uberaba no controle da COVID-19

11/08/2020 08:35

O vereador Agnaldo Silva, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara Municipal de Uberaba, está encaminhando ofício ao Governo do Estado de Minas Gerais no sentido de que se reveja a posição do município no combate à pandemia de COVID-19, tendo em vista a adesão forçada ao programa “Minas Consciente”.

Em pronunciamento no Plenário da Câmara, nesta terça-feira (11/08), Agnaldo Silva disse que “infelizmente o Estado, de forma abrupta, resolveu interceder criando microrregiões e enquadrando Uberaba num protocolo diferente daquele praticado pelo município”.

Nessa segunda-feira (10/08), a Prefeitura anunciou a adesão ao programa Minas Consciente, durante coletiva de imprensa do prefeito Paulo Piau. O chefe do Executivo justificou que a mudança no posicionamento busca evitar briga judicial que poderia trazer retrocessos no processo de reabertura das atividades econômicas em Uberaba.

Agnaldo Silva manifestou-se “preocupado com os avanços conseguidos por Uberaba ao longo dos últimos cinco meses, período em que a prevenção no município foi conduzida de forma muito eficaz e com muita perseverança”.

O vereador Agnaldo Silva lembra os debates jurídicos e na área da saúde, registrados na cidade em função da pandemia, mas destaca a superação de barreiras.

“Hoje, apesar dos lamentáveis 67 óbitos em Uberaba, entendemos que o município adotou os critérios corretos no combate à COVID-19”, salienta Agnaldo Silva.

A intenção do parlamentar é permitir o funcionamento das feiras livres na cidade, dentro dos critérios adotados na prevenção, com distanciamento e uso de máscaras e higienização com álcool. O mesmo vale para as academias e demais espaços públicos afetados pelos decretos revogados pelo prefeito Paulo Piau.

O vereador endereça o ofício ao superintendente Regional de Saúde, Maurício Ferreira, no sentido de que se reveja a situação de Uberaba, retirando-se o município da microrregião em que ele foi inserido, dentro da política estadual de controle da pandemia.

Assessoria do Vereador

Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Uberaba