Vereador alerta sobre cadastramento biométrico

25/05/2017 17:11

Quem ainda não se cadastrou para uso da biometria deve fazer o agendamento e comparecer aos cartórios eleitorais para coleta das digitais e da foto. O alerta é do vereador Franco Cartafina (PHS), de Uberaba (MG), que compareceu à unidade nesta quarta-feira (24) para o procedimento.  Ele observa que o cadastramento biométrico é obrigatório, portanto, quanto mais cedo fizer melhor será para evitar transtornos de última hora. Quem não comparecer até fevereiro de 2018 (inclusive aquele que não é obrigado a votar), terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
Levantamento da Justiça Eleitoral aponta que Uberaba tem atualmente 225.234 eleitores. Todos devem se dirigir aos cartórios para realizar o cadastro biométrico.  O eleitor deveagendar previamente o atendimento. A solicitação pode ser feita por meio do site do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). Depois, é só comparecer à Central de Atendimento indicada no dia e horário marcados.
É necessário que o eleitor leve um documento de identificação com foto, carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira profissional, exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o título pela primeira vez; comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc.), preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data de comparecimento; título eleitoral e CPF (se possuir); e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).
Os eleitores das cidades de Betim, Contagem e Uberlândia também devem realizar o recadastramento biométrico. Somados a Uberaba, os municípios têm aproximadamente 1,4 milhão de eleitores.

Sobre o vereador Franco Cartafina Gomes
Elegeu-se pela primeira vez em 2012, aos 25 anos. É o vereador mais votado em 2016, reelegendo-se com 4.983 votos. É o vereador mais jovem da Câmara.  Não usa e não usará carros oficiais, mesmo para agendas referentes ao mandato, e abriu mão das diárias de viagens para custear seus deslocamentos, mesmo que sejam a serviço da atividade parlamentar. Votou contra o reajuste do salário dos vereadores em 2016 e deixou de receber o valor correspondente devolvendo-o aos cofres do Legislativo. Neste ano passou a doar o valor para o projeto Vi-Ver que mantém em parceria com o médico oftalmologista Leonardo Fernandes, para fazer cirurgia gratuita de catarata em idosos carentes que esperam pelo procedimento nas UBSs-Unidades Básicas de Saúde. É presidente das comissões de Saúde e Saneamento e Permanente de Participação Popular, e membro das comissões de Orçamento e Finanças, Defesa Social, Trânsito e Transportes, de Desenvolvimento do Agronegócio, e de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude.  É autor da Resolução número 3.113, de 2013, que criou em Uberaba o programa Parlamento Jovem, com o objetivo de propiciar aos estudantes a oportunidade de desenvolverem consciência crítica de cidadãos e de entenderem que são sujeitos ativos na elaboração das leis, transformando assim o parlamento num espaço participativo e democrático. É presidente do PHS Uberaba, conforme publicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de 27/03/2017.