Vereador Franco Cartafina apoia Maracanã

08/12/2015 10:45

O Projeto Maracanã faz a diferença na vida de dezenas de crianças uberabenses há mais de oito anos, idealizado pelas musicistas Rosana Caetano e Cristina Arruda. O grupo será a atração do dia 15, às 19h, na Galeria de Arte do Teatro Sesi Uberaba, com entrada gratuita. A retirada de ingressos já pode ser feita na bilheteria do teatro. Rosana ressalta que o vereador Franco Cartafina apoia o projeto desde o início e o incentivo dele tem sido essencial para a manutenção das atividades do grupo.
Neste ano, o Projeto foi contemplado por um edital no Fundo Municipal de Cultura. Assim, programou duas apresentações do espetáculo "Tem Gato na Tuba" recheado de músicas folclóricas e que representa o auge das oficinas ministradas com a verba recebida. A primeira foi no dia 27 de novembro e a próxima, no dia 11, às 15h30, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.

O vereador destaca que o Maracanã vem mudando a realidade de crianças em Uberaba com a participação de mais de 20 crianças. A regente Rosana Caetano não esconde a satisfação de ser a coordenadora do projeto, especialmente porque permite que ela atue como agente transformadora, em busca de uma sociedade mais justa. E  ela diz que aprende muito com as crianças, inclusive sobre afeto e sensibilidade.

A pianista Cristina Arruda comenta que o projeto representa a oportunidade de oferecer às crianças o contato com o fazer musical e artístico. Acrescenta que os jovens são a mola propulsora para a transformação da sociedade, por isso, o compromisso delas como educadores é cuidar dos jovens com atenção e carinho. O principal objetivo do Maracanã Musical é despertar nas crianças a consciência da cidadania, do respeito ao próximo e a diversidade.

Sobre o Maracanã. É um projeto sociocultural desenvolvido na cidade de Uberaba-MG  que através de vivencias musicais promove a inclusão social de meninos e meninas entre 8 e 16 anos. A proposta surgiu através do Projeto Jovem Músico, realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, que teve início na Escola Municipal Monteiro Lobato, em 2007, com cerca de 20 alunos.

O talento, a dedicação e o comprometimento dos participantes resultaram no sucesso imediato desse trabalho, extrapolando o ambiente da comunidade escolar, gerando apresentações e convites para eventos culturais. O trabalho do grupo tornou-se conhecido na cidade, especialmente pelos benefícios que trouxe para a comunidade, incentivando suas idealizadoras a desenvolver um projeto autossustentável de formação musical.

Jorn. Rose Dutra

Assessora de Imprensa – Vereador Franco Cartafina