Vereador Ripposati defende reativação do Colégio de Líderes
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) defendeu recentemente em plenário a reativação do Colegiado de Líderes para analisar previamente os projetos em tramitação na Câmara. Ele argumenta que da forma como os projetos têm chegado à Casa, muitas vezes sem tempo hábil para apreciação, causam transtornos e desgastes desnecessários aos vereadores.
Ripposati cobrou do presidente da Câmara, Elmar Goulart, a implantação do sistema de Colegiado de Líderes onde os projetos são previamente analisados para inclusão de pauta, conforme previsto no Regimento Interno desde 2003.
O vereador lembra que já foram nomeados assessores técnicos para o funcionamento do Colegiado de Líderes com vistas a dinamizar os trabalhos e tornar democráticas as decisões de incluir ou não projetos na pauta. Atualmente, essa prerrogativa é do presidente da Câmara, mas, uma vez instituído o Colegiado, as decisões são compartilhadas. Nesse processo, há que se observar, ainda, o respeito ao papel das Comissões Permanentes que emitem pareceres sobre as matérias em tramitação, especialmente, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação.   
Na década de 90, o Colegiado teve um papel fundamental para o fortalecimento do Legislativo, afirma Ripposati. O Colégio de Líderes é integrado por cinco vereadores com representação partidária com a função de assessorar as atividades político-administrativas. Ao Colégio de Líderes cabe, entre outras coisas, requerer a prorrogação do horário de duração das reuniões e a realização de reunião extraordinária. 
Somente nos primeiros seis meses deste ano, muitos projetos foram sobrestados pelos vereadores em função da ausência de subsídios para votar as matérias. 
Ripposati cobra ainda do presidente da Casa, a elaboração de ata em que constem todas as decisões relativas à aprovação de projetos de logradouro público e título de cidadão uberabense. 
Cleide Mariano – Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020