Vereador Samuel apoia campanha de transplante de medula

03/04/2019 10:52

A luta de uma criança de cinco anos para sobreviver recebeu o apoio do vereador Samuel Pereira (PR). O pequeno João Marcos, de 5 anos, mora na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) e precisa urgente de um transplante de medula.

A criança foi diagnosticada com leucemia aos 2 anos de idade. A princípio a doença parecia ter sido controlada, porém em janeiro deste ano a situação piorou e os médicos avisaram que a criança precisa de um transplante.

As informações foram repassadas pela servidora pública municipal Talita Mara Santos de Oliveira, que é prima do João Marcos. Ela comentou que a campanha foi iniciada em Conselheiro Lafaiete, mas está sendo estendida para todo o País, uma vez que o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é único.

“Quem quiser ajudar precisa procurar o hemocentro mais próximo para se tornar um doador. O procedimento é simples, tira de 5 a 10 ml de sangue”, afirmou Talita. A servidora pública disse, ainda, que se acontecer de haver compatibilidade, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) paga todas as despesas de deslocamento e hospedagem.

Lembrando que qualquer pessoa que precisa de um transplante poderá ser beneficiada, caso haja compatibilidade. Segundo Talita, muitas pessoas têm medo, pois acham que retiram o líquido da coluna, e não é assim, pois o material é retirado na altura do quadril, em procedimento no hospital.

Atualmente João Marcos faz o tratamento de quimioterapia em Belo Horizonte, onde passa três dias, a cada etapa. A campanha de conscientização e de convocação para as pessoas se tornarem doadoras, será realizada em Uberaba entre os dias 22 e 26 de abril.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU