A luta de uma criança de cinco anos para sobreviver recebeu o apoio do vereador Samuel Pereira (PR). O pequeno João Marcos, de 5 anos, mora na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) e precisa urgente de um transplante de medula.

A criança foi diagnosticada com leucemia aos 2 anos de idade. A princípio a doença parecia ter sido controlada, porém em janeiro deste ano a situação piorou e os médicos avisaram que a criança precisa de um transplante.

As informações foram repassadas pela servidora pública municipal Talita Mara Santos de Oliveira, que é prima do João Marcos. Ela comentou que a campanha foi iniciada em Conselheiro Lafaiete, mas está sendo estendida para todo o País, uma vez que o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é único.

“Quem quiser ajudar precisa procurar o hemocentro mais próximo para se tornar um doador. O procedimento é simples, tira de 5 a 10 ml de sangue”, afirmou Talita. A servidora pública disse, ainda, que se acontecer de haver compatibilidade, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) paga todas as despesas de deslocamento e hospedagem.

Lembrando que qualquer pessoa que precisa de um transplante poderá ser beneficiada, caso haja compatibilidade. Segundo Talita, muitas pessoas têm medo, pois acham que retiram o líquido da coluna, e não é assim, pois o material é retirado na altura do quadril, em procedimento no hospital.

Atualmente João Marcos faz o tratamento de quimioterapia em Belo Horizonte, onde passa três dias, a cada etapa. A campanha de conscientização e de convocação para as pessoas se tornarem doadoras, será realizada em Uberaba entre os dias 22 e 26 de abril.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
03/04/2019

 

 

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020