Vereadora Denise defende obrigatoriedade de câmeras nos pet shops

07/08/2020 08:27

A necessidade de ter mais controle e transparência nos serviços prestados pelos pet shops na cidade fez com que a vereadora Denise da Supra apresentasse um requerimento, que será encaminhado ao Executivo. O pedido é para que a Prefeitura torne uma exigência legal a instalação de câmeras de circuito interno nos estabelecimentos comerciais especializados em produtos e serviços para animais de estimação, os chamados pet shops”.

Ela defende que a medida também é uma forma de os proprietários dos animais terem acesso as imagens de todos os procedimentos realizados. A proposta é de que as câmeras sejam instaladas de modo que os clientes possam acompanhar os serviços, sendo que o estabelecimento comercial deverá fornecer ao cliente, no prazo de até dois dias, uma cópia das imagens gravadas contendo todos os procedimentos realizados, especialmente durante a realização de banho e tosa.

A vereadora lembra que os cuidados e tratamentos dispensados aos animais domésticos tem levado ao crescimento deste importante segmento da atividade econômica. Ela mencionou uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a qual aponta que o Brasil faturou aproximadamente R$ 36,2 bilhões em 2019, segundo as projeções do Instituto Pet Brasil (IPB), com um crescimento de 5,4% sobre o faturamento consolidado de 2018, de R$ 34,4 milhões.

Segundo Denise, nestas lojas especializadas em produtos e serviços para animais de estimação, os donos deixam seus pets, confiando que seus mascotes serão bem cuidados. “Infelizmente, nem sempre essa é a realidade dos pet shops. Frequentemente são noticiados pela imprensa maus tratos a esses animais nas dependências destas lojas. Muitas vezes, nem mesmo os proprietários dos estabelecimentos estão cientes das condições em que o serviço está sendo prestado”, afirmou a parlamentar.

Para a vereadora, a medida proposta beneficia não apenas os clientes, donos de animais de estimação, como também os proprietários de pet shops. “Do ponto de vista econômico, acreditamos que os benefícios decorrentes da instalação das câmeras vão superar muito seus custos, visto ser muito provável que a elevação da qualidade na prestação de serviços atraia novos clientes, aumentando assim o faturamento”, finalizou.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU