Vereadores apoiam reivindicações do Sindae

05/10/2011 00:00

Vereadores apoiam reivindicações do Sindae

Sensibilizados pela manifestação de alguns servidores que ocuparam o Plenário no final da reunião de ontem, os vereadores convidaram a categoria para participar de Tribuna Livre a fim de apresentar suas reivindicações.

A segunda reunião ordinária do mês de outubro aconteceu em um Plenário repleto de servidores do Codau. Apesar da sessão ser dedicada a requerimentos e moções, os vereadores abriram a pauta para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba - Sindae, Jasminor Francisco Costa, que manifestou a insatisfação à inexistência de propostas do executivo que contemplem a categoria em suas reivindicações. A participação do sindicalista foi resultado de manifestação do grupo, no final da reunião de ontem, que culminou em convite dos vereadores para que retornassem à Casa.

Com discurso que sensibilizou os parlamentares, Jasminor explicou que a manifestação, na realidade, é reflexo do descaso do executivo para com os anseios da categoria. "Em declarações à imprensa local, o Anderson fala que também não está satisfeito com o salário dele. Mas quero ver ele sobreviver com o meu", salientou. Segundo o sindicalista, as ações e afirmações de AA levam a crer que o Codau está sendo esquecido pela prefeitura. "Na gestão passada, se uma bomba apresentava problemas, tinha outra que ficava de reserva. Sempre trabalhamos dessa forma, mas hoje não é mais assim. Atualmente, trabalhamos em caminhões péssimos. A Codau está caminhando para acabar", acrescentou.

Vereador Almir Silva (PR), que em reunião anterior mostrou-se indignado com os baixos salários dos servidores, mais uma vez defendeu que é justa a luta da categoria. "Há tempos venho batendo na tecla sobre a falta de funcionários. Inclusive, já sugeri a realização de um processo seletivo para aliviar esses servidores que fazem hora extra e até dobram o expediente. O prefeito precisa ter bom senso", acrescentou o parlamentar demonstrando a insatisfação diante da ausência de acordo entre o executivo e o sindicato.

Ao fazer coro com o republicano, Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) justificou as reivindicações dos funcionários da autarquia ao mostrar holerite de servidor que recebe salário de R$545, mas que, após os descontos, embolsa apenas quantia de R$172. "É um salário da pior qualidade. Quem consegue sustentar uma família com menos de 200 reais? Não estamos aqui para impor condições, mesmo porque não temos poder para isso. Mas estamos aqui na tentativa de sensibilizar o executivo para atender as solicitações desses trabalhadores", salientou.

Diante da participação inflamada do representante do sindicato, o vereador líder do prefeito, Cléber Cabeludo (PMDB), informou que agendará reunião com o prefeito e, disso, surgirá uma nova proposta. "É mais do que justo a categoria reivindicar o aumento salarial. Mas talvez o reajuste não chegue ao que vocês querem. Contudo garanto que faremos o possível para chegar a um acordo favorável para ambas as partes", informou. Na segunda-feira, a primeira contraproposta da Prefeitura foi encaminhada ao sindicato, porém não atendeu às expectativas dos servidores. Enquanto isso, a categoria ameaça deflagrar greve no final da semana caso não avancem as negociações entre as partes.

Reunião - A Comissão de Assistência aos Servidores Municipais da Câmara Municipal, composta pelo presidente Marcelo Borjão (sem partido), relator Itamar Ribeiro, vogal Almir Silva e suplente José Severino Rosa (PT) reuniu-se, esta manhã, com os representantes do Sindae e assessoria jurídica para expressar o apoio do Legislativo à paralisação da categoria.

Durante o encontro, os parlamentares solicitaram informações sobre a contraproposta da prefeitura, bem como as próximas ações a serem adotadas pelo sindicato. Além disso, definiram a participação do grupo na sessão legislativa desta tarde, que reuniu mais de 50 servidores da autarquia nas galerias do Plenário da Câmara Municipal.