Vereadores apresentam sugestões para o combate ao coronavírus

07/04/2020 16:58

Preocupados com os problemas provocados pela epidemia de coronavírus, vários vereadores apresentaram sugestões para o Poder Executivo, que estão sendo encaminhadas, através de requerimentos e indicações, os quais foram lidos durante a reunião desta terça-feira (07).

O vereador Almir Silva destacou alguns documentos que já haviam sido protocolados na Casa logo no início do problema, sendo que algumas solicitações, inclusive, já foram colocadas em prática, como um local para receber moradores de rua em situação de risco, prorrogação do prazo para a entrega do Imposto de Renda, pagamentos dos salários dos profissionais da segurança pública do Estado em dia, entre outros.

Um pedido encaminhado pelo vereador ao prefeito Paulo Piau é para que flexibilize o pagamento do IPTU, pois muitas pessoas estão passando por uma situação difícil. “De repente suspender este prazo e que possa ser retomado no mês de junho, para que as pessoas consigam honrar seus compromissos”, avaliou Almir. O presidente Ismar Marão apoiou a iniciativa e pediu para assinar o documento.

Almir também demonstrou preocupação com a questão do uso de máscaras, que agora passa a ter uso obrigatório. O problema, segundo ele, é que não se encontra o material para comprar. Marão explicou que nem a Câmara está conseguindo adquirir máscaras e álcool em gel para os servidores.

Agnaldo Silva aproveitou para parabenizar o prefeito e os demais integrantes do comitê responsável pela crise, pela iniciativa de liberar parcialmente o comércio a partir da próxima semana, desde que as regras estipuladas no decreto sejam seguidas.

De acordo com Marão, com esta iniciativa entende que parte da responsabilidade é transferida aos comerciantes, que estavam cobrando a reabertura. “Mas entendo que a Prefeitura vai ter que aumentar a fiscalização, ao mesmo tempo em que o comerciante vai ter que fazer a sua parte também, de responsabilidade, assim como aqueles funcionários que forem para as lojas”, afirmou o presidente, lembrando que caso contrário, vamos correr um sério risco de a doença se propagar com muita facilidade.

O líder Rubério dos Santos também parabenizou o prefeito e sua equipe pelas decisões que estão sendo tomadas, apesar de serem ações muito difíceis.

O presidente Marão pede, também, que a Prefeitura tome providências junto aos alunos da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. René Barsan (Feti), adotando medida preventiva, da mesma forma que está sendo feito nas escolas municipais. Ele lembrou que os alunos da Feti vão ficar sem pagamento, uma vez que o trabalho está suspenso.

“Que este pagamento seja revertido em cestas básicas para as famílias dos adolescentes”, disse o presidente. Segundo Marão, ele entrou em contato com o presidente da Feti, Eduardo Fernandes Callegari, que se comprometeu a conversar com o prefeito e caso a resposta seja positiva, vai negociar com os empresários, para que os pagamentos dos alunos sejam revertidos em cestas básicas para as famílias dos adolescentes.

O vereador Alan Carlos da Silva está pedindo a intensificação da limpeza nos órgãos públicos, como forma de prevenção ao coronavírus, reduzindo sua proliferação. “Diversos espaços públicos estão abertos e que esta higienização seja reforçada durante este período”, argumentou o vereador.

Alan Carlos também pediu uma atenção especial com as agências lotéricas, que estão ficando superlotadas. “Eu vi e fiquei extremamente preocupado com isso, as pessoas não estavam usando máscaras e o Poder Público precisa agir rápido”, acrescentou. Ele também solicitou a suspensão da cobrança dos tributos dos profissionais liberais, que não estão conseguindo trabalhar por causa da pandemia. “Não é deixar de pagar, é flexibilizar os pagamentos”, disse o vereador.

Jorn. Hedi  Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU