Vereadores criam Comissão para discutir alternativas com Seplan e Settrans

12/05/2011 00:00

Trânsito
Vereadores criam Comissão para discutir alternativas com Seplan e Settrans

A polêmica envolvendo a colocação ou não de radar na rua Medalha Milagrosa, levou o presidente Luiz Dutra (PDT) e os vereadores Tony Carlos (PMDB), José Severino Rosa (PT), Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP) e João Gilberto Ripposati (PSDB), a criarem uma Comissão de Vereadores, com o intuito de debater as questões envolvendo o trânsito da rua e a implantação de sinalização e redutor de velocidade que não seja o radar eletrônico. A implantação deste radar foi anunciada a semana passada pelo vereador Tony Carlos, que havia sido informado da medida pelo Secretário Ricardo Sarmento. Tony sempre se colocou contra a instalação de radares na cidade, taxada por ele de indústria da multa, no sentido de que a intenção da administração era de arrecadar. Como exemplo desta prática, o vereador cita o radar instalado na avenida Dona Maria Santana Borges, também alvo de questionamentos e críticas por parte do presidente Dutra.
Em relação à rua Medalha Milagrosa, após a modificação de trânsito ocorrida no local, que a tornou mão única, os motoristas tem excedido a velocidade e acidentes tem acontecido. Os próprios vereadores já externaram preocupação com a situação, mas se dividem ao ter no radar a única alternativa para controlar o excesso de velocidade na via. O vereador Afrânio, por exemplo, afirmou que esteve na secretaria onde foi informado que devido à inclinação da rua o Código de Trânsito Brasileiro não permite a implantação de um redutor de velocidade sob o risco de capotamento.
Por outro lado, o presidente Dutra entende que o radar é o último recurso e que estudos devem ser feitos em busca de alternativas, haja vista que os cidadãos já não suportam mais tantos radares e multas. Mesma opinião tem o vereador Tony Carlos, que lembra que na rua Novo Horizonte, que também tem inclinação, foi colocado um redutor de velocidade.
Para Ripposati uma falha da administração é a não criação de um Plano Diretor do Trânsito, que traria em seu bojo um estudo completo de alternativas e soluções para os problemas enfrentados na cidade. O vereador Severino é a favor de radar, pois entende que é o mecanismo que mais funciona quando se trata de reduzir o excesso de velocidade na via.
Mediante estas diversas opiniões e com isenção a Comissão pretende discutir com os técnicos no sentido de entender os estudos de trânsito feitos pela Secretaria de Planejamento e buscar alternativas, deixando o radar como última solução. “O intuito é chegar a um consenso no tocante ao tipo de redutor de velocidade adequado a ser implantado na via, reduzindo a velocidade, educando os motoristas e não penalizando através de multas, se possível. Assim haverá segurança trânsito, sem causar grandes descontentamentos aos motoristas. Esta discussão é importante e esta comissão tem um ponto em comum: a segurança dos cidadãos deverá vir em primeiro lugar, seja qual for à decisão”, finalizou Dutra, que também é ex-delegado de trânsito.