Vereadores pedem manutenção no serviço de iluminação pública

22/07/2014 00:00

Indicação assinada pelos quatorze vereadores da Casa solicita ao gerente Comercial da CEMIG/URA,Hudson Elvis Ferreira, viabilizar o levantamento e inspeção de todas as lâmpadas das vias e praças da cidade para efetuar as trocas necessárias. Segundo os parlamentares, existem inúmeras lâmpadas queimadas e outras com baixo poder de iluminação, que já estão fracas, proporcionando má iluminação aos motoristas e pedestres que transitam pelas vias e frequentam as praças da cidade.

De acordo com Luis Fernando Valeriano, assessor da Secretaria Municipal de Infraestrutura, essa semana, um fiscal começou a fazer ronda noturna em vários locais da cidade, para levantar quais os lugares onde os postes não estão iluminados para, posteriormente, repassar à Cemig. "Hoje, 10% dos postes da cidade, em praças, vias e rodovias, se encontram com lâmpadas queimadas ou quebradas e queremos anular essa porcentagem. E vale salientar que essa fiscalização acontecerá somente naqueles endereços inabitados, como Univerdecidade, ruas comerciais, entre outros", disse Luis Fernando, acrescentando que a população deve também colaborar, reivindicando o serviço de troca de lâmpada à Cemig, pelo telefone 116. No entanto, a Cemig pede até sete dias de prazo para sanar o defeito depois de feita a solicitação.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que os ativos de iluminação pública passarão a ser de responsabilidades dos municípios. A partir de janeiro de 2015, o serviço, que hoje é de responsabilidade da Cemig, passa a ser do município, conforme resolução 414/10, da Aneel. Em entrevista a uma rádio da cidade, o prefeito Paulo Piau disse que a cobrança da iluminação pública na conta da Cemig não será suficiente para esse trabalho de manutenção e afirmou que a intenção do município é montar Parceria Público-Privada (PPP), futuramente, para melhorar a iluminação de Uberaba.

Para Marco Antônio de Almeida, gerente de Gestão e Controle de Perdas de Distribuição da Cemig, os municípios terão algumas vantagens com a mudança, como a proximidade do Poder Executivo com a população, a visibilidade do poder público decorrente das obras que seriam realizadas, e a maior agilidade no serviço de atendimento. "Livre da responsabilidade pelo serviço de iluminação pública, a concessionária poderá se focar mais na distribuição e na entrega de energia elétrica".

Algumas prefeituras mineiras já assumiram o serviço. Dos 74 municípios em Minas Gerais que a Cemig é responsável, seis já realizam a gestão da iluminação pública.

Departamento de Coimunicação