Vereadores prestam homenagens com a entrega de duas Moções

27/08/2018 14:03

A Câmara Municipal de Uberaba entregou nesta segunda-feira (27) duas Moções de Aplausos. A solenidade aconteceu no Plenário do Legislativo.

Uma das homenagens teve a autoria do vereador Almir Silva (PR), pelo trabalho realizado na Operação Weber, no dia 08 de junho deste ano. Na ocasião foram presas cinco pessoas, acusadas de envolvimento nos ataques a bens públicos do Município.

Foram homenageados o delegado-chefe da Polícia Federal, Marcelo Leonardo Rodrigues Xavier, o delegado-chefe licenciado do 5º Departamento de Policia Civil, Helí Geraldo de Andrade, e o comandante da 5º Região de Polícia Militar, coronel Lupércio Peres Dalvas.

Almir afirmou saber que a polícia não age pensando em homenagens, mas entende que o reconhecimento pelo trabalho realizado é muito importante. “É uma homenagem simples, porém verdadeira”, afirmou o vereador.

Prestigiaram o evento o chefe do Estado Maior da 5ª RPM, tenente coronel Mário Jorge Sandy, o comandante do 4º BPM, tenente coronel Ronan Muniz, e o comandante do 67º BPM, tenente coronel Breno de Sousa Reis, entre outros militares.

A outra homenagem foi uma iniciativa do presidente da CMU, vereador Luiz Dutra (MDB), com a entrega da Moção de Aplausos à Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Sedest), ao Departamento da Guarda Municipal, a coordenação Municipal de Defesa Civil, a seção de Educação ao Trânsito e ao Departamento de Gestão de Frotas do Codau. O motivo foi o trabalho realizado com a escolta e acompanhamento do produto químico indispensável ao tratamento de água da cidade, durante a paralisação dos caminhoneiros, assim como o apoio da Polícia Militar na operação de cumprimento da ordem judicial que determinou o restabelecimento do funcionamento dos postos de combustíveis e dos serviços públicos essenciais.

Dutra cumprimentou todos os guardas municipais, lembrando que o desafio foi grande e que tudo aconteceu em um momento atípico, prestes a se tornar uma calamidade pública, que foi revertida através do ótimo trabalho realizado. Receberam a homenagem o titular da Sedest, Wellington Cardoso Ramos o chefe da Guarda Municipal, Marco Túlio Gianvecchio, o chefe da Seção de Educação ao Trânsito da Sedest, Hélio Reis dos Santos, assim como os guardas municipais Marcelo de Araújo, Marcelo dos Santos Silva, Marcos Túlio Soares e Wesley Donizetti Costa.

O coronel Lupércio agradeceu ao Legislativo que, segundo ele, tem valorizado os órgãos prestadores de serviço do Município. “Isto faz muita diferença, o reconhecimento é muito importante”, afirmou.

O policial estendeu a homenagem a todos os militares da corporação, que trabalham no dia a dia. Ele também elogiou o fato de a CMU sempre buscar interagir com os demais órgãos do Sistema de Defesa Social, além de destacar a importância da participação da Justiça Federal na operação, para manter presas pessoas nocivas à sociedade.

O secretário Wellington Cardoso afirmou sentir orgulho da Guarda Municipal que, diante de uma instituição centenária como a PM, é a caçula do sistema de segurança no Brasil. Segundo o representante do Executivo, com 20 anos de existência, a GM já mostrou à sociedade a sua importância, realizando um trabalho preventivo, que não dá para mensurar os resultados.

Wellington ainda destacou que o episódio pelo qual estão sendo homenageados, mostrou que a GM tem condições de prestar um bom serviço.

Ele aproveitou para anunciar que nos próximos 30 dias vão lançar um edital para contratar mais 100 guardas municipais. “Eu espero continuar correspondendo a todas as expectativas”, acrescentou. O secretário ainda se lembrou da importância dos trabalhos realizados pela Defesa Civil e nas campanhas de prevenção contra a violência no trânsito.

O presidente Dutra lembrou que na ocasião da greve dos caminhoneiros estava ocupando o cargo de prefeito, durante a ausência de Paulo Piau, ocasião em que conseguiram manter a ordem no Município. “Eu fico feliz de receber todas as instituições no Plenário e poder prestar esta homenagem”, finalizou o vereador.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU