Vereadores querem inclusão de muros no “Minha Casa Minha Vida”

26/08/2013 00:00

Vereadores querem inclusão de muros no "Minha Casa Minha Vida"
Uma moção de repúdio deverá ser enviada ao Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, pela não inclusão de muros no Projeto Habitacional Minha Casa Minha Vida. A iniciativa partiu do vice-presidente vereador Samir Cecílio (PR) com o apoio do presidente Elmar Goulart (PSL) e demais vereadores.
Samir lembrou que, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff em Uberaba, os vereadores fizeram chegar às suas mãos um ofício solicitando estudo sobre a possibilidade da inclusão dessa benfeitoria nas casas. "Ela já tinha sido alertada dessa necessidade quando ainda era ministra. Naquele momento, o Ministério das Cidades alegou que a sua prioridade era adotar outras medidas, como a colocação de piso. Cadê a sensibilidade e o conhecimento de quem está estudando esses projetos? É uma falta de visão!", indagou.

Os vereadores Cléber Cabeludo (PMDB) e Paulo César Soares, o "China" (PSL), apoiaram a moção, reconhecendo que a maioria não tem condição de fazer os muros. "Essa moção é válida porque a falta de muro configura realmente uma grande necessidade entre os mutuários. Eu acredito que 60% das pessoas não têm condições de fazer", disse China.
Para Marcelo Borjão (PMDB) o muro é caro demais para o mutuário pagar à parte. "Temos que fazer esse pedido e recorrer a quem for necessário". Samir observou que, além de caro, é difícil para a pessoa fazer por conta própria até mesmo pela questão de divisão de despesas com vizinhos. "Os muros são indispensáveis. Tem a privacidade, mas tem também a segurança do morador. Tem o aspecto urbanístico. Uma pessoa que não tem domínio de engenharia pode, sem querer, invadir um pouco o espaço do outro. Cada um acaba fazendo o muro com o material que lhe cabe e o aspecto final não fica bom".
Já o vereador Samuel Pereira foi além. Para ele, não só os muros, mas também um portão deveria ser incluído no projeto Minha Casa Minha Vida. "Para o Governo Federal isso não é nada". Uma saída, segundo João Gilberto Ripposati (PSDB), seria a organização de um mutirão. "Eu cobrei isso do senhor quando era presidente da Cohagra. Também quero saber o que se pode fazer em relação ao orçamento porque temos deputados federais mineiros, além de senadores. Não caberia um desdobramento de ação com a bancada mineira para aprovar recursos suplementares?", questionou.