Câmara entrega Medalha José Mendonça

Durante solenidade ocorrida hoje(20), a Câmara Municipal de Uberaba entregou a Medalha José Mendonça, a duas figuras ilustres da cidade de Uberaba: O professor Décio Bragança e a professora Iara Fernandes.  A homenagem foi criada através da Resolução 2.081, por iniciativa da ex-vereadora e primeira dama de Uberaba, Teresinha Cartafina e do ex-vereador Jesus Manzano.
Currículos – Iara Fernandes é graduada em Letras e pós-graduada em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna, sendo professora de português, redação e literatura no Ensino Fundamental e Médio. Ela também é revisora de autores de literatura, atuando ainda no Arquivo Público de Uberaba, tendo vários contos publicados. Foi vencedora em 2009 do Concurso de contos da FAZU. Alguns de seus trabalhos podem ser conferidos no site www.mesadoeditor.com.br; www.cronopios.com.br e no www.sertãopaulistano.blogspot.com. Iara também escreve semanalmente no site da Livraria Alternativa.
O professor Décio Bragança é graduado em Letras pelas Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino (Uberaba, 1972). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Santa Catarina (Uberaba, 1982). Especialista em Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas de Uberaba em convênio com a UNICAMP (Uberaba, 1987). Atuou nos ensinos fundamental e médio no período de 1970 a 1997. Atua desde 1978, na Universidade de Uberaba ministrando as disciplinas Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Ética e Filosofia. Atualmente realiza trabalhos junto ao PIAC – Programa Institucional de Atividades Complementares, junto ao PAE – Plano de Atenção ao Estudante e ao EAD -Programa de Educação a Distância. É Também docente de cursos de graduação e pós-graduação no curso de Expressão Ludocriativa. Cronista de Rádio as quartas e de Jornal quintas-feiras, na cidade de Uberaba.
Discursos – Ao agradecer a homenagem, Iara Fernandes afirmou que “para estar recebendo a medalha ela contou com o apoio de muitos, principalmente, de sua família” e que por isso, agradecia a todos. O professor Décio afirmou que apesar de estar de terno, o que gostaria mesmo era de estar vestido com o jaleco sujo de giz de todas as cores. Ele explicou que conheceu a família José Mendonça e sabia de todo seu trabalho em prol de Uberaba e, por isso, se sentida honrado e emocionado de receber a Medalha que leva seu nome.
 A autoria de resolução, Teresinha Cartafina lembrou da importância de José Mendonça para a Educação e Cultura da cidade, ao parabenizar os homenageados. Ela também fez uma reverência ao trabalho do presidente do Legislativo, Luiz Dutra, durante estes primeiros seis meses a frente da Casa. “Sinto-me orgulhosa de estar aqui. Infelizmente Jesus Manzano não está conosco, mas tenho certeza que ele ficaria feliz em ver os homenageados. Termino com uma frase de José Mendonça que diz: Ensinar é formar corações”, destacou.
O prefeito em exercício, Paulo Mesquita, parabenizou os homenageados ao afirmar que  “qualquer autoridade ficaria satisfeita em homenageá-los haja vista o que oferecerem para a educação e cultura de Uberaba”.
O presidente Luiz Dutra ressaltou o trabalho de Iara junto ao Arquivo Público no resgate da história e memória de Uberaba, além de seu trabalho cultural junto à comunidade. Sobre Décio Bragança, Dutra relembrou alguns aprendizados do mestre e agradeceu por seu trabalho em prol da educação uberabense. “São exemplos a serem seguidos. Tenho por vocês um sentimento de gratidão, admiração e respeito. Espero que cada vez mais ajudem a promover o bem estar de nossa comunidade”, finalizou.

 

 

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020