Godoy defende causa ao falar sobre Consciência Negra

17/11/2009 00:00

Godoy defende causa ao falar sobre
Consciência Negra

Afirmando que o feriado da Consciência Negra, no seu entendimento, é um dos mais importantes do País, o vereador e professor Carlos Alberto de Godoy (PTB), destacou que ao usar a tribuna, faria a defesa de uma causa. Ele deu início a sua fala lembrando que um grande movimento deve ser destacado nesta semana, sendo ele, o Dia da Consciência Negra. Ele lembrou da polêmica criada em torno deste feriado, quando representantes da ACIU, se posicionaram contra.
Ainda de acordo com o vereador, após pesquisas, verificou que o feriado da Consciência Negra “caiu” em Porto Alegre e está sendo contestado no Rio de Janeiro. Ainda segundo Godoy, a Lei Federal prevê que os municípios podem legislar sobre feriados religiosos e não civis, visto que estes são de competência da União. “Ou seja, se não tivermos atenção, o Dia da Consciência Negra, antes de tomar o País, vai cair. Este que, a meu ver, é um dos feriados mais importantes que temos”, destacou.
Godoy disse ainda, que falava “em nome dos Afro descendentes que tinham sua raiz na mãe África”. Estudioso da história, Godoy deu continuidade a seu posicionamento, destacando que a Independência foi um golpe da elite, e que a Proclamação da República, também foi um golpe de Estado. “Mas o dia 20 de novembro não. Esta data conta a história da luta de um povo que está inserida no seio de uma sociedade calgada em sua história. É um feriado que a aristocracia brasileira não quer reconhecer e pelo qual faço uma defesa intransigente”, garantiu.
Ele ainda fez um apelo: “Tenhamos lucidez histórica para reconhecer que os negros tem um papel decisivo em nossa história”.
Requerimento – Ainda hoje, o vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) cobrou do Executivo a programação de evento para o feriado de sexta. “Temos um feriado com o objetivo de comemorar a Consciência Negra e, até o momento, não recebemos a programação das atividades para este dia e entendo que é necessário ações neste sentido, por parte da Fundação Cultural”, disse ele