Ripposati quer mais segurança no trânsito

14/09/2010 00:00

Ripposati quer mais segurança no trânsito

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) comemora as obras que reduziram de forma expressiva o risco de acidentes de trânsito na praça   Afonso Teixeira, no bairro Estados Unidos. Nesta semana, a moradora Antônia Bruno Oniva e demais habitantes das imediações assinaram um agradecimento público ao empenho do parlamentar tucano. Ripposati destaca que é sua prioridade representar bem os uberabenses e para que suas reivindicações sejam atendidas ele tem por prática apresentar estudos de viabilidade de execução, como foi o caso do requerimento dele à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais, de Bens e Serviços Públicos (Settrans), comandada pelo secretário Ricardo Sarmento.
Ripposati sente-se gratificado pelo fato de os moradores demonstrarem a sua satisfação com as obras e ainda mais pelo efeito que essas adequações representam para a garantia de melhor fluidez no trânsito e a diminuição visível do número de acidentes, alguns até fatais, especialmente no cruzamento ao lado da Escola Estadual Marechal Humberto Castelo Branco.
Ripposati tem cobrado da administração municipal a elaboração do Plano Diretor do Trânsito, motivado pelos inúmeros acidentes na cidade. Ele registrou requerimento a respeito do que ocorria no bairro Estados Unidos, mas está convicto de que apenas esta providência não será suficiente para reduzir o caos no trânsito da cidade. Para ele, a administração municipal tem de investir de forma emergencial na elaboração de um Plano Diretor do Trânsito em Uberaba.
A sugestão do vereador tucano inclusive foi objeto de uma enquete realizada por um veículo de comunicação da cidade indicando que a população concorda com ele: 87,5% responderam
que é preciso fazer uma mudança radical no trânsito, incluindo estrutura de fluidez ao transporte coletivo, construção de passeios para pedestres e de ciclovias, além de intensificar a fiscalização às motocicletas. “Não há como pensar em desenvolvimento sem planejamento”, frisa. O parlamentar não se limita à questão que envolve o bairro Estados Unidos. Para Ripposati, é preciso pensar  de forma macro, já que o aumento do fluxo de pedestres e de veículos tem sido registrado nas mais variadas áreas da cidade e a tendência é crescente.