Severino institui Dia do Desemboque

08/09/2010 00:00

Severino institui Dia do Desemboque

Aprovado, nesta sexta feira, projeto de Lei do Vereador José Severino (PT) que institui no calendário oficial do município, o Dia do Desemboque. Segundo levantamentos feitos pelo vereador, o Desemboque foi o embrião da fundação de Uberaba. A cidade surgiu pela migração de geralistas, como eram chamados os habitantes das Minas Gerais na época do Brasil Colônia, os quais deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro, porém fracas para agricultura, da Capitania de Minas e de Goiás (Desemboque), em busca de terras férteis para se estabelecerem como agricultores e pecuaristas.
A iniciativa do vereador em criar o Dia do Desemboque foi elogiada por seus companheiros de plenário. Aguinaldo Silva disse que Severino retomou suas origens ao instituir esse dia, que vai de encontro também às origens de cada habitante de Uberaba. Já o vereador Luis Dutra ressaltou que uma cidade que não preserva sua memória acaba por destruir a identidade de cada cidadão.
“Estamos preservando nossa historia, nossas referencias do passado e presente, o que é importante para a identidade de cada cidadão. E assim que construímos a nossa cultura”, destacou o vereador José Severino.
O Dia do Desemboque será comemorado, anualmente, no dia 27 de abril. Neste mesmo dia, em 1807, o sertanista José Francisco de Azevedo e outros moradores do Desemboque demarcaram paragem denominada Santo Antonio das Lages.