Vereador José Severino conhece Caresami

19/10/2009 00:00

Vereador Jose Severino conhece Caresami

O vereador Jose Severino Rosa (PT) visitou, esta semana, o Caresami (Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator), para conhecer pessoalmente a realidade em que vivem os menores infratores condenados pela justiça. “Visitar a instituição era um desejo meu desde o momento em que assumi a cadeira no legislativo”, disse o vereador, que precisou solicitar permissão ao Juiz da Infância e da Juventude.
O coordenador de segurança Wilson Jr. e a diretora Rubiane Santos acompanharam o parlamentar e a assessora jurídica Daniela Batista Araújo nas dependências da instituição que mantém, atualmente, 57 menores internados. Segundo os responsáveis, o Caresami oferece aos internos atendimentos psicológico e pedagógico, alem de contar com assistentes sociais que atuam junto com os menores infratores. Os adolescentes também estudam dentro da instituição. Segundo as informações, professores da Escola Estadual Santa Terezinha ministram aulas do ensino fundamental diariamente. A diretora Rubiane disse ainda, que estuda implementar alguns projetos novos para que os jovens não fiquem ociosos e, que para isso, buscará o apoio  do vereador José Severino. “Farei tudo o que for possível para que estes adolescentes, que considero como irmãos, tenham todo o suporte necessário para que saiam de lá muito melhores do que quando entraram”, disse o parlamentar.
Uma das questões que Severino considera muito importante, “é a inclusão social que deve ser sempre a finalidade maior na implementação das medidas sócio educativas para os adolescentes infratores. Para essa inclusão o vereador Jose Severino coloca como essencial o envolvimento familiar e comunitário no processo. Ele disse também que é dever do governo aprimorar sempre o sistema sócio educativo, proporcionando condições de desenvolvimento para cada jovem. “Este é o grande desafio para que os adolescentes tenham perspectivas de futuro após o período de internação. Precisamos apoiá-los para que eles tenham alternativas que não seja o caminho do mal. Muitos tem baixa auto-estima e não acreditam que podem ser o que quiserem, mas temos que mostrar que basta ter vontade e persistência. Outra ação é criar mais oportunidades com as ofertas de cursos profissionalizantes para que os jovens não se sintam despreparados e voltem a cometer delitos”, avaliou.
O parlamentar relatou que um jovem entusiasmado com o projeto Pró Jovem Trabalhador - Juventude Cidadã, disse que sairá pronto para o mercado de trabalho, com oportunidade de mudar de vida, pois aprendeu uma profissão. “Eu vi nos olhos dele uma grande vontade de superação e é necessário que todos acreditem e dêem oportunidades, pois eles são capazes”, enfatiza o parlamentar.

José Severino apóia a economia solidária

A VIII Feira de Confraternização dos Artesãos de Uberaba e Região reuniu profissionais de várias cidades, entre os dias 17 e 18 de outubro, na praça Jorge Frange. O vereador José Severino (PT) fez questão de marcar presença no evento que, além de divulgar o artesanato, tem como objetivo estimular o intercâmbio entre os participantes, fortalecendo assim a classe dos artesãos, e incentivando os empreendimentos sociais da economia solidária na região.
E um dos destaques da feira, a economia solidária, é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.
Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.
Um exemplo de que a economia solidária dá certo é Francisca Maria da Silva, que é coordenadora dos Empreendimentos Urbano Nacional e representante do Conselho Nacional de Economia Solidária. Moradora de Belo Horizonte, ela veio pela primeira vez a Uberaba, a convite da Casa da Acolhida Marista.
“Chica”, como é conhecida, falou sobre sua experiência pessoal e cono conseguiu superar anos de violência doméstica e até mesmo escapar da morte. Ela contou ter sido mantida em cárcere privado pelo ex-marido durante dez anos. De uma tentativa de homicídio, além de cicatrizes no corpo e na alma, “Chica” também perdeu a visão de um olho.
Tanto sofrimento serviu de combustível para a mulher, que hoje realiza palestras, contando como descobriu a economia solidária, através da qual ajuda várias famílias. A representante do Conselho Nacional trabalha na área de produção de alimentos e hoje é dona de um buffet, que gera trabalho e renda para dezenas de pessoas.
O vereador do PT destacou a importância do projeto (do economia solidária) para a sociedade, afirmando esperar que o mesmo seja desenvolvido com mais apoio do poder público em Uberaba.
Entre os artesãos, todos são unânimes em apoiar a iniciativa de realizar a Feira de Confraternição anual, como o presidente da Associação de Artesãos de Patos de Minas, Vivaldo Maia. Ele trabalha com reaproveitamento de madeiras nobres, retiradas de construções antigas, e participou do evento pela terceira vez.

Tereza Ávila
Gabinete Ver. José Severino Rosa (PT)